link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Oregano' rel='stylesheet' type='text/css'|>

terça-feira, 13 de novembro de 2012


OLA AMIGAS
UM JANTAR DE INVERNO QUE QUASE SAIU NO VERÃO

Hoje trago algo bem diferente e gostaria de compartilhar com vocês. Eu sempre faço reuniões  aqui em casa no estilo Menu Degustação pois adoro as panelinhas pequeninas, as coquetes, as colherzinhas e apreciamos boa comida. Com o tempo fui aprimorando, comprando louças , material para decoração, pesquisando em sites e por fim com ajuda da Katia Bonfadini que tem um blog maravilhoso chamado Casos e coisas da Bonfa, eu me inspirei e fiz este jantar. Ela fez todo o design, um kit azul eu comprei no mesmo blog, imprimi, recortei e decorei minha mesa pois é muito fácil de fazer. Ele sempre vende esses kits no blog e são maravilhosos.
Como sou apaixonada pela culinária, fiz uma mesa dentro de casa com pequenas delicias para degustação e na mesa da varanda o prato principal.Assim ficou minha mesa.

 Aqui  os Tomates perfumados  criação minha. Tomates feitos no forno ( veja na postagem abaixo) , purê de maçã por cima  caviar brasileiro ensinado pelo famoso Cloude Troagrois quando esteve aqui em Floripa. Caviar Brasileiro: Cozinhe o sagu com bastante agua, depois escorra e lave bastante. Deixe de molho no Molho Inglês ou Shoio de um dia para o outro. As bolinhas ficarão pretinhas parecidas com caviar. Como adoro inventar eu temperei um pouquinho.
O purê de Maçã foi simplesmente maçãs cozidas somente com agua até ficarem moles. 


 Tomates Perfumados: Dois quilos de tomates, azeitonas pretas, cebola picadinha, alho picado, alecrim, sal, bastante azeite e um pouco de açúcar por cima. Coloque no forno e deixe por uma hora, regando de vez em quando. Fiz no dia anterior, logo ele ficou bem gostoso. 
As colheres comprei em São Paulo num Super mercado, bem baratinhas. Todos adoraram e pediram bis pois os tomates ficaram perfumados e a maçã deu uma mistura bem especial. 


 Carpaccio de abobrinha: Também criação minha, porem existem varias na net. Cortei as abobrinhas bem fininha com descascador de batatas, coloquei no fogo com bastante agua salgada, quando ferveu retirei  e joguei numa vasilha com bastante gelo. O choque térmico deixou-as crocantes e verdinhas. Coloquei-as num molho de Chamichurri, azeite e pimenta rosa que deu um aroma maravilhoso.O repeteco foi enorme. As mini travessinhas são lindas e também comprei em SP.


Cartaz de Boas Vindas
Tudo isso e muito mais coisas vem no Kit que comprei da Bonfá



Barquinhos de Portugal: Foi o nome que dei para essas barquetes onde fiz um bacalhau desfiado com natas, creme de leite e catupiri. Por cima coloquei uma folha de manjericão parecendo a vela do barco.  Os barquinhos também comprei em SP num super mercado.


 Prato Principal: Pela egua
É um prato muito apreciado no Espirito Santo onde conta a lenda que os tropeiros carregavam essa comida em suas marmitas de lata, penduradas no lombo das éguas, as mesmas ficavam batendo e  queimavam pois era muito quente. Receita: Bastante cebola frita com linguiça calabresa, depois coloca-se a costela de porco e deixa apurar, tomar gosto. Cozinhe e deixe um bom caldo pois depois vai ser engrossado com canjiquinha ( xerem) que já deve ter sido pré cozido. Deixa  tudo ficar bem gostoso e coloque coentro por cima. Minha turma adora coentro, mas pode fazer sem esse tempero.
 Como na sala não cabiam doze pessoas, arrumei minha mesa da varanda pois todos comeram sentados. Lá no fundo vocês podem ver os potes laranjas que dei de brinde para as mulheres. 


 Neste cantinho dos petiscos, tem frutas secas, biscoitos recheados e pistache coberto com chocolate. 


 Como viajei recentemente, trouxe esse salame italiano que foi uma festa. Neste outros potinhos que são brindes da revista Caras, tem azeite, sal, Tucupi reduzido e Shoio reduzido. 



 Bem...obrigada pela visitinha. Eu e Gilson agradecemos. Aliás, ele estava operado, andando de muletas eu fiz tudo sozinhaaaaaaa. Quem gostou pode pedir receitas mais explicadinhas.....ou melhor...me chame que vou na sua casa e faço pra você. 
Não deixem de conhecer os trabalhos da Bonfá, você vai se apaixonar e seus jantares ou almoços ficarão mais gostosos do que nunca. 
Ela tem um Kit do Jantar do pretinho Básico, ainda não comprei mas é o máximo. 




2 comentários :

Anônimo disse...

olá!

Conheci seu blog hoje e amei !! O que eu mais gostei foi sua generosidade . Sempre que você faz um jantar você dá um brinde aos convidados. Amei esse gesto.E fico impressionada também com o seu gosto pela culinária .Eu detesto. Quando tenho que preparar um jantar se for sozinha ,sem ninguém prá me ajudar eu fico muito estressada.Parabéns por sua boa disposição e sua generosidade. Beijos
Luciana

Leninha Seabra disse...

Oi Heloisa!

Achei tudo de muito bom gosto e tudo lindo!
Parabéns pelo capricho.
beijos, Leninha